Já pensou adotar?

adote xJá pensou em adotar um animal de estimação para fazer parte da sua família?

Primeiro que tudo, tem de ter consciência de que não é uma decisão que se tome de impulso! – Quando dá uma família a um animal, é muito cruel privá-lo disso depois – pior, ainda, do que ele nunca a ter tido. Eles sentem, amam, sofrem…

Avalie a situação, peça conselhos, conheça famílias com animais…

Confirme: Tem espaço? Tem disponibilidade de tempo? Tem capacidade financeira?

espaço tempo sustento

Não pode fechar um gato numa varanda com uma manta e duas tigelas e, depois, queixar-se de que ele lhe ‘bufa’ ou que entorna a tigela da água!* » Bufa porque está stressado da solidão e da falta de espaço e atividade; entorna a tigela porque é o único brinquedo disponível!

Fez chichi fora da caixa de areia? » Tenha a certeza que lhe custa mais a ele que a si! – um gato é muito asseado, se o fez é porque a areia está suja ou algo o stressou – ou está doente!

Não pode adotar um cão de grande porte e acorrentá-lo exposto às condições climatéricas; não pode fechá-lo na varanda; tem de o passear para se exercitar e fazer as necessidades.

Um animal bebé precisa de atenção especial, como todos os bebés. Nunca adote um animal demasiado jovem, que ainda precise de cuidados da mãe (a menos que tenha sido resgatado e precise de família de imediato). Consulte, também, os 10 motivos para adotar um cão adulto.

CRO (Centros de Recolha Oficial dos municípios), centros veterinários (e até empresas/marcas dedicadas aos animais) têm conselhos e resposta a perguntas que ainda não se lembrou de fazer… Visite os sites.

Não compre animais!

A produção de animais para venda é uma atividade de grande sofrimento para as “parideiras” e para as crias – comprar um animal é dar força a essa atividade.

Pode adotar no CRO do seu município ou numa associação de apoio a animais. Encontrará animais de todas as idades, tamanhos e caraterísticas a precisar de lar (família e carinho). Fale com os cuidadores de colónias de gatos da rua e saiba se pode ajudar um gato a precisar de família na sua zona.

Há muitos animais a precisar de ajuda – adotar num CRO ou numa associação é fazer bem a dobrar! » ajuda os que adota e permite que abra vaga para outros serem ajudados.

Se a questão dos ga$to$ envolvidos é a única que o faz hesitar, lembre-se que o carinho e companhia farão de si mais feliz! (Pessoas felizes não adoecem… 🙂 )

Se pretende adotar dois para que façam companhia um ao outro, adotar em conjunto cães ou gatos que já se conheçam e se dêem bem é uma boa solução – o processo de adaptação é conjunto e não precisará de passar por ele duas vezes.

Fale conosco – amigosgatosdarua@gmail.com – caso não tenhamos gatos para adoção, poderá sempre contactar o CRO ou indicamos cuidadores ou associação.

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Em Vila Franca de Xira o CRO fica localizado na freguesia de Castanheira do Ribatejo. (Veja localização no mapa abaixo – marque uma visita e não esqueça os seus documentos quando for adotar.)

localCRO

Morada, horário e contatos:

Centro de Recolha Oficial

Estrada do Porto da Areia | 2600-675 CASTANHEIRA DO RIBATEJO

telef: 263 299 527  | horário: 2.ª a 6.ª feira, 8h30-12h00 e 13h00-16h30

e-mail: veterinario.municipal@cm-vfxira.pt

 ^..^       ^..^        ^..^        ^..^       ^..^        ^..^         ^..^       ^..^        ^..^

*baseado em situação infelizmente real… 😦

Deixe um comentário